sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Notas Soltas II

  • Liga Sagres: Leixões marca passo mas o Benfica não consegue aproveitar. Parece que as águias se assustam com a possibilidade de liderar. FC Porto e Sporting ganham e aumentam a pressão sobre os da frente! Uma triste nota para a nossa briosa que cumpriu o sexto jogo sem pontuar.
  • Futebol Internacional: Mourinho vence e é cada vez mais primeiro. Benfica e Sporting goleados, embora me pareça mais grave a goleada sofrida pelos primeiros. Sp. Braga apurou-se hoje na Taça UEFA, óptimo para o futebol português!
  • Cristiano Ronaldo: Goste-se muito ou pouco, a última época do português foi fantástica. Só faltou mesmo ajudar-nos mais no EURO. Por essa grande época ganhou a desejada Bola de Ouro. Espero que seja a primeira de várias. Parabéns.
  • Musica: Uma nota para a música portuguesa, os incontornáveis “Ala dos Namorados” puseram, esta semana, termo ao grupo. Seguem agora caminhos separados.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Crocitadelas IV

Caro amigo Corvo, uma ultima crocitadela!
Adorei as tuas preocupações com as empresas da Zona industrial. Também gostei de ler o Sebastião.
É curioso como te chateia que a ADFP seja o maior empregador do concelho. Sabias que a ADFP tem mais empregados que todas as empresas da zona industrial?
Sabias que empresas geridas por políticos do PS, que se instalaram na zona industrial, receberam terrenos à borla da Câmara e receberam dinheiro a fundo perdido no valor de muitas dezenas de milhares de contos?
Sabes qual é a diferença para a ADFP? É que esta tem aproveitado o dinheiro e continua a criar emprego. É pena que os tais empresários socialistas, candidatos à Assembleia Municipal e à Câmara não tenham feito o mesmo.
E agora a tal crocitadela que vais adorar!
Só te chateia que o Centro Social da ADFP em Lamas tenha “ocupado” os dois metros do recreio e que no Senhor da Serra a população tenha querido emprestar o terreno á ADFP? Não te aborrece que os tais empresários tenham desaproveitado os terrenos e os dinheiros que o Estado e a Câmara lhes deram? Não são só dois metros amigo corvo. São milhares de metros quadrados. Não foram tostões, foram centenas de milhares de euros.
E agora estou tão bem disposto que ainda vou dar uma segunda crocitadela que vais adorar. Sabes como sou novo ainda dou, sempre que quero, a segunda crocitadela.
No tempo dos teus amigos socialistas várias empresas foram para o Alto do padrão como o Isidoro, o Fernando da Teia, a Serração Manuel Dias, o Restaurante Alto do padrão, etc. Foram por falta de lotes na zona industrial de Miranda. Lembras-te?
Sabes que recentemente a Câmara criou seis lotes que estão disponíveis para instalar empresas na Zona Industrial? Sabes que um empresário do concelho, que antes trabalhava em Coimbra, no sector das carnes, adquiriu um lote. Estão ainda cinco lotes vagos à espera de empresários interessados. Agora, ao contrário de outros tempos, os empresários não têm de ir para fora.
Sabias também que a Fábrica dos plásticos comprou as instalações da Olarte, que tinha fechado? Sabes que A PICLIMA adquiriu o edifício da fábrica dos sapatos fechada pelos franceses? São três empresários do concelho que em vez de fazer política estão a investir e a criar empregos. Estes sim merecem as minhas palmas!
São as primeiras três, de muitas iniciativas que se seguirão. É óbvio que se o Governo do teu amigo em vez de dar dinheiro aos bancos ajudasse mais os pequenos e médios empresários as coisas seriam mais fáceis, mas já é um princípio.
Dentro de pouco tempo também em Semide vão haver lotes disponíveis. Só precisamos de ter sorte para que não aconteça como no caso dos empresários socialistas que aproveitaram mal os apoios. Ficaram com os terrenos, usaram os subsídios e… é o que sabes amigo corvo.
E se a ADFP em vez de cursos para pessoas com deficiência promovesse cursos de boa gestão para políticos socialistas? Que me dizes, amigo Corvo, a esta terceira crocitadela? Gostas-te?

domingo, 30 de novembro de 2008

Crocitadelas III

Caro amigo Corvo,
Hoje é o teu dia de sorte, tirei este Domingo só para ti! Vamos agora falar do Sr. da Serra.
Era uma vez uma IPSS, a ADFP, que decidiu criar estruturas sociais nas diferentes freguesias.
Em Rio de vide criou um Centro Social mas sempre enfrentou uma guerra movida pelo Presidente da Junta.
Em Vila Nova nunca lhe cederam um terreno para construir. Possuiu um Centro de dia na antiga escola de Vila Nova mas a junta foi ocupando o espaço e obrigou a IPSS a encerrar o centro de Dia por falta de condições capazes de atrair utentes.
Em Lamas a Presidente da Junta (depois de mudar do PSD para o PS) tentou impedir a ADFP de construir o Centro Social e até tentou que a Caritas viesse para a freguesia para impedir a ADFP de trabalhar na freguesia.
Em Semide a IPSS fez o projecto para a reconstrução da Casa da Botica mas a junta e a Câmara do Sr. Cosme não só impediram a obra como ressuscitaram a Misericórdia local para impedir a ADFP de avançar.
Todos estes Presidentes de Junta fizeram esta guerra a mando do autarca Cosme. As pessoas do Sr. da Serra, quando viram a nova escola construída e os terrentos da anterior escola desocupados, decidiram pedir À ADFP para construir um Centro Social com lar no local.
Tomaram a iniciativa de contactar a câmara e exigiram que a autarquia cedesse á ADFP por 50 anos os terrenos para se construir o dito lar. A Câmara e a Assembleia Municipal concordaram com a vontade das pessoas do Sr. da Serra.
O Centro social, que vai incluir um lar e creche está a ser construído. Este lar vai aceitar pessoas do concelho e, quando tiver vagas, vai ainda aceitar pessoas de Coimbra. Vai também aceitar crianças do Sr. da Serra e de outros lugares vizinhos sempre que houver vagas. Este Centro Social vai criar cerca de 30 empregos logo na primeira fase.
E agora, para acabar, a tal crocitadela que vais adorar.
Sabes porque esta estrutura está a ser construída no Senhor da serra e não em Lamas, Semide, Rio de vide ou Vila Nova? Porque as pessoas do Senhor da Serra acarinharam a ADFP, enquanto os tais presidentes de Junta, para fazer o frete ao Cosme, ficaram sem o investimento e sem os empregos. Serviram o chefe mas lixaram as suas freguesias, lixaram as famílias que os elegeram.

Crocitadelas II

Cá estou eu de novo amigo corvo,
Falaste de pessoas que perderam o emprego num concurso público.
Porque não me falas antes de uma assistente social que se esqueceu de entregar dinheiro a uma família em aflição. Recordo-te o caso para que medites.
No Senhor da Serra uma família carenciada viu a sua casa destruída por um incêndio. Houve pessoas que se mobilizaram para conseguir apoios para ajudar essa família. O tempo foi passando e nem todas as verbas chegavam à família que tinha visto a sua casa destruída.
Descobriu-se então que uma assistente social se teria “ESQUECIDO” de entregar à família dinheiro que tinha sido oferecido por pessoas de boa vontade para ajudar a família em apuros.
Vai à Câmara, fala com funcionários, descobre aqueles que tinham dado dinheiro e descobre quem foi a pessoa que se estava a “esquecer” de entregar o dinheiro à família em dificuldades.
Quando a coisa se descobriu a desculpa foi que o dinheiro estava esquecido numa gaveta!!!
Diz-me amigo Corvo o que achas tu desta história?
E já agora que pensas daqueles que prometeram ajudar a funcionária “perseguida” mas que nunca a admitiram, num qualquer emprego, nos serviços que controlam e onde mandam?
Querem ajudá-la ou simplesmente quiseram aproveitar-se da situação?
Andas a falhar nas tuas crocitadelas amigo corvo…

Crocitadelas I

Caro amigo Corvo,
Tenho pensado na tua indignação pelo facto de o Centro Social construído pela IPSS/ADFP poder ter ocupado 2 metros do recreio da Escola de Lamas.
Sei que a ADFP construiu o seu Centro Social em Lamas num terreno que lhe foi emprestado por 50 anos pela Junta de freguesia de Lamas. Ao fim deste período o terreno regressa á Junta.
Explica-me, se a ADFP ocupou dois metros do terreno da Escola de lamas, pertença da Câmara, qual foi a razão porque a junta se calou? Porque quer daqui a 50 anos ficar com este terreno que é da Câmara?
O terreno era da Câmara e era utilizado pelas crianças da Escola. Agora é utilizado pelas crianças de Lamas que frequentam o Centro Social e pelos idosos que frequentam o Centro de Dia.
Explica-me então amigo corvo, porque não gostas tu dos idosos? Porque te indigna que eles possam utilizar os tais dois metros de terreno que seriam da Câmara?
Mas espera amigo corvo, será que lá tens visto os directores da ADFP a aproveitarem-se do terreno? Conta então aos mirandenses as maldades e o aproveitamento que têm feito do terreno para percebermos as tuas razões de queixa.
E, já agora, uma ultima crocitadela para te pôr bem-disposto.
O Governo, sim aquele governo que tanto gostas, queria já este ano lectivo fechar a Escola de Lamas. Foi a Câmara que se insurgiu contra essa vontade do teu amigo engenheiro, mas tudo leva crer que a teimosia desse Sócrates vai mesmo fechar a Escola.
Que vais tu, meu amigo Corvo, fazer para impedir este enceramento? Ou será que és a favor desse mesmo encerramento? Ou será que te vais calar porque estes são assuntos do Governo que não queres criticar porque, afinal de contas, não és político?!