Começo esta série de crónicas pela juventude. Essa era uma faixa etária claramente esquecida pela gestão socialista que governou o concelho até 2001.
Nestes 7 anos e pouco são notórias as diferenças. Hoje a juventude mirandense não só não é esquecida, como ainda é uma das grandes prioridades do nosso concelho. Os jovens mirandenses encontram hoje na câmara e no seu executivo uma voz amiga. Encontram pessoas que os ouvem e que lhes atribuem o devido valor.
Este executivo começou desde logo por efectuar uma autêntica revolução no nosso parque escolar. Criou a nova pré-primária. Recuperou varias das escolas primárias do concelho. Conseguiu a nova escola José Falcão. Conseguiu a nova escola Ferrer Correia. Construiu um ATL nos Moinhos. Para finalizar, começou ainda a construção do novo centro educativo.
A equipa liderada pela Dra. Fátima Ramos criou por todo o concelho várias piscinas, parques de lazer e desportivos que têm como prioridade criar melhores condições para os jovens. Criou zonas de internet livre na vila. Conseguiu a construção do cinema. Criou o Festival Rock na Quinta. Criou uma zona destinada inteiramente aos jovens dentro do recinto da Expo-Miranda. Dinamizou as noites de verão. Criou o desfile Miranda em Moda. Criou prémios que recompensam os melhores alunos do nosso concelho. Entre tantas, tantas outras iniciativas.
Este executivo rejuvenesceu ainda a Câmara e os seus funcionários. Hoje ao entrarmos nos paços do concelho deparamo-nos com vários elementos jovens a quem é atribuído imenso valor. Todos os jovens sentem assim muito mais facilidade em resolver os seus problemas.
Hoje temos em Miranda uma juventude muito mais forte. Uma juventude com muito mais condições para habitar no nosso concelho. Uma juventude muito mais feliz por habitar no nosso concelho. Temos hoje uma juventude mirandense verdadeiramente valorizada.
Certamente que as necessidades dos jovens ainda não estão todas sanadas, não fossemos nós uma faixa etária que tem como grandes características a ambição e na inconformidade, no entanto acredito que só este executivo conseguirá continuar a ir de encontro as nossas expectativas.
Acredito porque, para os Jovens, a Dra. Fátima Ramos e a sua equipa, prometeram mais e melhor. PROMETERAM E CUMPRIRAM.