Conclusoes menos simplificadas:
Sócrates e o PS ganham e são vencedores por isso. Ao mesmo tempo têm uma enorme derrota ao não conseguirem alcançar a maioria absoluta que tanto precisavam essencialmente devido ao mau feitio do Primeiro Ministro. Sócrates fez uma grande campanha. É um verdadeiro animal político.
PSD faz uma péssima campanha e hoje tem o resultado disso mesmo. Não passou a mensagem que interessava. Esqueceu-se do desemprego, das PME's, da falta de dinheiro, da crise social. Durante largos meses foram as suas bandeiras e deixaram de o ser quando mais eram precisas. Faltou a máquina funcionar. Na minha humilde opinião o PSD perdeu as eleições no dia em que Marques Mendes perdeu para Menezes. Marques Mendes era o homem ideal para o lugar ideal.
CDS faz uma grande campanha. Aproveita bem as falhas do PSD. Explora muito bem as sondagens. Explora maravilhosamente os resultados das europeias. Explora ainda melhor os erros de Sócrates. Portas mostrou o quanto estava em forma. Tenho esperança que não caia no erro de fazer governo com PS. Era a negação de tudo o que conseguiu.
BE faz a pior campanha destas eleições. Péssimo nos debates. Perdeu a vantagem com que partiu para este combate. Quando ambicionavam ser governo ou força decisiva no Parlamento conseguem morrer na praia. Nem uma coisa nem outra. Apesar da enorme subida que conseguiram, ficaram aquém do esperado pelos mesmos. Felizmente para o País. Preocupante o facto de continuarem a entrar no público jovem.
PCP. Jerónimo é um simbolo de simpatia. Acho que é o político de que ninguém desgosta. PCP tem um eleitorado fixo. O importante não é serem terceira, quarta ou quinta força política. O que lhes interessa é nao perderem esse eleitorado e se possivel crescerem. Conseguiram-no. Continuam a ser maiores que o BE. Têm poder local e isso é fundamental.
Autárquicas. Completamente diferentes destas eleições. O povo saberá certamente distinguir o voto. Autárquicas são rostos e não partidos. Penso que é normal alguns socialistas tentarem ganhar embalagem com o resultado de hoje mas também penso que não traz qualquer frutos. As pessoas votam em rostos dia 11 e não em partidos.
Cavaco. Obviamente que para si é melhor que Sócrates ganhe. No entanto fica numa péssima posição para daqui a um ano. Terá de controlar e aguentar um governo minoritário que tudo fará para tentar dar a volta.