sábado, 22 de novembro de 2008

Miranda do Corvo, Politiquices.

Desde já me afirmo como um grande defensor da Dra. Fátima Ramos e sua equipa. Já sei que o primeiro comentário que alguma parte de vós irá fazer será de que eu a defendo por ela ser minha mãe e por ela ser também do meu partido. É a crítica fácil, aquela que não dá sequer o trabalho de se questionarem a vós próprios.

Sou novo, muito novo aliás, mas já tenho idade para me lembrar de como era Miranda antes da Dra. Fátima Ramos. Lembro-me daquela Miranda onde não se faziam estradas, escolas, passeios, passadeiras, jardins, praças, etc. Onde o Gondramaz era uma aldeia abandonada. Onde os alunos estudavam em salas pré-fabricadas. Onde a pré-primária era nas arrumações de um pavilhão. Onde a ADFP era um problema e não um orgulho. Onde a água era de péssima qualidade e ninguém tentava sequer alterar esse facto. Onde só se dava emprego a militantes do Partido Socialista. Onde os trabalhadores eram perseguidos. Onde a Politica era de baixo nível. Onde o Executivo não recebia os moradores e não atendia aos seus problemas. Etc, Etc, Etc…

Não vou dizer que o actual executivo é perfeito, pois nada o é. Mas posso dizer sem qualquer problema na consciência, que é um executivo muito melhor do que o executivo PS que governou Miranda 8 anos. Posso mesmo dizer que está anos-luz à frente desse executivo. Posso dizer que não existe em Miranda nenhum elemento na oposição que seja capaz de guiar Miranda de uma maneira tão boa como tem sido guiada.

Oposição PS que não se consegue desligar da crítica fácil. Da critica de baixo nível. Dos ataques pessoais. Dos ataques sem conteúdo. Oposição que não consegue parar de faltar à verdade. Que não para de tentar enganar os Mirandenses. Mas felizmente, os Mirandenses têm olhos na cara e boa memória.

Os Mirandenses vêm o esforço que o actual executivo tem feito para melhorar a qualidade da água, ninguém é Deus, e as coisas não se conseguem de um dia para o outro. Mas conseguem-se com trabalho, paciência e dedicação. Os mirandenses viram duas novas escolas e uma Pré-Primaria serem construídas. Os Mirandenses viram um cinema a abrir. Os mirandenses passaram a ter super-mercados em Miranda (deixando assim de ter de fazer as suas compras em Coimbra). Os mirandenses viram estradas, passeios, passadeiras, parques de lazer e jardins aparecerem. Etc, Etc, Etc Os mirandenses viram os seus problemas a serem escutados. Os mirandenses viram Miranda a ficar bonita, alegre, chamativa. E os mirandenses vêm também a oposição a dizer que isto tudo é mentira, que a Dra. Fátima Ramos nada fez nem faz.

O PS de Miranda do Corvo sabe que o problema da água está a ser resolvido. Mas continua a dizer que nada se faz. O PS de Miranda do Corvo diz que não há empresas na zona industrial de Miranda. Mas nada faz para, junto do seu governo, tentar desbloquear algumas situações que impedem a criação de novas Zonas Industriais (pois é que já me esquecia que o governo PS tem desculpa para Portugal não crescer, nem gerar emprego porque está em crise. Mas o executivo PSD em Miranda do Corvo já não tem. Pois é que cá em Miranda já não há crise.).

A JS de Miranda critica o festival Rock na Quinta. Na minha opinião critica porque ele atrai gente para Miranda. Porque ele orgulha os jovens de Miranda e isso é mau. A JS não tem problema de ir contra os interesses dos jovens de Miranda, porque de facto a real função dela é defender o seu partido e não a sua terra. A JS em vez de ajudar com ideias e trabalho o festival critica-o. Mais uma vez os jovens de Miranda também não são cegos e sabem o orgulho que lhes da ter uma das maiores festas da região centro no seu concelho. A JS diz que não existe esperança para os jovens em Miranda mas não crítica o seu primeiro-ministro quando ele toma as mais diversas medidas para criar dificuldades aos jovens(questão do arrendamento jovem, desemprego galopante entre jovens licenciados,etc etc etc).

A isto tudo chamo politiquices, porque em Miranda o PS faz politiquice. Critica sem razão. Faz ataques pessoais. Critica tudo o que é feito e o que não é feito. É aquela velha máxima, criticar quando se faz porque se faz ou quando não se faz porque não se faz.

Mas mais uma vez digo, Miranda não é cega e sabe o que realmente é melhor para ela.

2 comentários:

corvo mirandense disse...

Como tu mesmo disseste, és novo.
Em primeiro lugar quero felicitar-te por estares aqui a defender estoicamente a tua mãe,mas como deves calcular, não há bela sem senão , e mesmo sendo tua mãe, há coisas que se fizeram, durante os mandatos da tua mãe, que prejudicaram muitas pessoas, apenas porque militavam noutra cor política. Prejudicaram tanto que algumas dessas pessoas ficaram sem trabalho da noite para o dia, com filhos pequenos, casa para pagar etc.
Por azelhice politica da tua mãe ( a quem toda a responsabilidade tem que se atribuir, como é lógico), familias passaram fome , pessoas foram humilhadas e espezinhadas e continuam a sê-lo.
Depois são gastos milhares para não dizer milhões de euros em indeminizações e coisas do género, sem necessidade.
Não penses que tenho alguma coisa, por mais pequena que seja, contra a tua familia . Não tenho, de todo. Nem sequer sou politico. Sou apenas uma pessoa que observa, que lê e que pensa.
Mas , devo dizer-te , que enquanto a tua mãe esteve na oposição, a questão da água foi sempre por ela considerada como de fácil solução e sempre massacrou os outros por não resolverem o problema. Como vês, passados estes anos todos também não o resolveu, parecendo-me a mim que está até pior. Como dizes e bem, ninguém é Deus.... mas as pessoas criticam só por criticar, não é?
Os mirandenses, como dizes, não entendem que o Governo Central não desbloqueia as verbas para a criação de novas empresas, mas parece que não sabes que aqui ao lado, por exemplo, em Poiares, a Zona industrial cresceu. Há até municipios com 3 e 4 zonas industriais. Por exemplo Cantanhede. E o Governo é o mesmo.
Já que falas no Rock na Quinta:
Pensas que é realmente importante gastar tanto dinheiro por duas noites de festa, fumos e alcool?
Não seria mais útil gastar esse dinheiro noutra coisa que realmente desenvolvesse Miranda? O rock na Quinta é cool, mas não traz assim tanta gente a miranda e a que vem , vem de noite e vai de madrugada , muitas vezes já sem ver nada…

Já que tão bem referes o cinema e outras obras importantes realizadas em Miranda, tenho que lembrar-te que ele não é dos Mirandenses? Tenho que lembrar-te que foram melhoradas escolas primárias porque era do interesse de uma certa IPSS, alargar os seus territórios, e que daqui a uns anos já ninguém se lembra de que o recreio da escola tinha mais dois ou três metros, mas que passaram a ser da IPSS?
Por todo o país cresceram estradas passadeiras e coisas do género, não foi só em Miranda. A juventude que possuis não te permite lembrar certas coisas, mas se fizeres umas pequenas investigações verás que Miranda do Corvo não é o paraíso que defendes ser.
Também o que interessa termos 4 ou 5 supermercados para fazermos as compras, se não temos poder de compra?
Certamente nunca te faltou a comida no prato, nem nunca tiveste que trabalhar no duro para pagares os teus estudos, por isso, apesar de bem intencionado, não me pareces a pessoa ideal para opinar sobre o que quer que seja nesta matéria.
De fact, a tua mãe, recebe os municipes e ouve as suas queixas, mas depois nada é alterado.
Por exemplo relativamente á água: Sei que tens poder económico que te permite ter um furo particular de onde extrais a água para o teu abastecimento. Mas nós não. E sabes como tem andado a água? Tens visto a cor dela?
Se tivesses um filho com dias de idade, ou meses, davas-lhe banho nesta água cor de ferro e a cheirar a esgoto?
È por isso que agito a minha indignação , a minha insatisfação e a minha inquietação no blogue que visitas, o do Corvo mirandense. Aí sim é puro desabafo. Não é politica, como dizes. Não sou politico, nem faço tensões de o ser.
Já agora, não compreendo de todo como foi possivel atribuir a certificação de qualidade à Câmara de Miranda do Corvo. Podias fazer o favor de me explicar?
Espero que publiques este comentário, obviamente, mas memso que não o publiques, eu publico-o no meu ninho, e ainda te faço um favor, o de divulgar o teu jovem e verde blog.
PS: Apesar de jovem, certamente entenderás que não me quero ver prerseguido por publicar as minhas ideias, por dizer o que penso. Não é imaginação minha, é a dura realidade. Se soubessem quem era o Corvo, este seria silenciado em três tempos, como o fizeram a outros, que apenas ousaram usar o seu direito á liberdade.
Até nisso somos melhores que a Doutora Manuela Ferreira Leite… Seis meses sem democracia… O que é isso para Miranda??
Obrigado por publicares e assumires os riscos da democracia.
Corvo Mirandense

Anónimo disse...

com comentarios destes esta tudo dito...na ha absolutamente mais nada a acrescentar.parabens