domingo, 14 de novembro de 2010

Reforma

Ultimamente parece que a Dra. Fátima Ramos é a aposentada mais famosa de Miranda. Parece que algumas pessoas deste concelho, incluindo vereadores, pegaram nos telefones e nos mails e andaram a ligar a toda a gente com uma conversa deste género "sabe quem se reformou?! A Fátima Ramos".
Penso que antes de qualquer argumento é completamente ridícula a situação de pessoas com cargos públicos andarem a fazer telefonemas destes e a enviarem mails destes, tal atitude só demonstra a força do seu carácter e a sua capacidade política.
Posto isto, gostava de perceber qual o mal de uma pessoa a quem a lei permite se reformar optar por o fazer. Para os que não sabem a Dra. Fátima Ramos congelou a reforma, não estando neste momento a receber nem mais um Euro do que já recebia.
O único mal que posso ver é realmente o montante dessa reforma congelada ser baixo.
Realmente se pensarmos naquele último presidente de Câmara do PS em Miranda que se reformou mais novo que a Dra. Fátima Ramos, que não era licenciado, que apenas esteve 8 anos na Câmara, que não congelou a sua reforma, que a seguir a perder a Câmara foi para Chefe de Gabinete de um Governo Civil ganhar um bom ordenado MAIS a sua reforma, reforma essa que é mais ao menos o dobro da reforma da Dra. Fátima Ramos, sim se o problema fosse esse eu compreenderia tantos telefonemas.
Realmente não se percebe porque a reforma de esse senhor é o dobro da Dra., quando esse senhor nem sequer era licenciado, quando teve menos anos na câmara.
Mas o que também não percebo é porquê que estes amigos desse senhor, esses amigos vereadores e assim que agora andam com o telefone aos saltitos no bolso, não vieram na altura criticar esse seu antigo presidente pela sua enorme reforma antecipada e ainda por cima quando este a ganhava em simultâneo com o seu salário de Chefe de Gabinete do Governo Civil.
Não vos entendo...

8 comentários:

somar disse...

O José recusa-se a compreender o princípio: o regime de privilégio que beneficia os ex-detentores de cargos públicos e políticos é intolerável e moralmente condenável. A proximidade com a sua mãe tolda-lhe o raciocínio?

José Ferreira disse...

Caro anónimo,
Deixe-me que lhe diga que para aqueles que só agora se lembraram disso esquecendo-se de tal quando os seus o fizeram de maneira mais cara e mais injusta para os contribuintes é que podem ter o raciocínio reduzido.
Mas digo-lhe mais não penso da mesma maneira que você. Penso que os políticos portugueses são hoje em maior número do que deveriam ser mas também penso que não são tratados da melhor maneira, são pelo contrário penalizados.
Das duas uma, ou lhes dão alguns benefícios como era exemplo a sua reforma antecipada ou então que lhes tirem isso mas que lhes paguem muito mais.
Sinceramente penso que a segunda é mais justa, deveriam ganhar mais. Não podemos querer ter bons políticos quando passamos a vida a maltratar os mesmos e ainda por cima lhes pagamos pouco.
Dou-lhe vários exemplos. Como queremos que o melhor economista do país seja ministro da economia se depois lhe pagamos menos que a um qualquer gestor público?! Como queremos que o ministro da saúde seja o melhor médico se lhe pagamos menos do que aquilo que recebem muitos médicos.
Se queremos qualidade temos de pagar um preço mais justo para os melhores.
Mas se quer saber o que acho condenável eu digo-lhe. Acho condenável termos deputados a mais e esses serem eleitos sem qualquer cobrança do eleitorado.
Acho condenável existirem centenas de acessores e gestores pagos pelo estado a ganharem muito mais que o presidente da república.
Acho condenável os gastos da maioria das empresas públicas.
Acho condenável a quantidade de organismos dependentes e pagos pelo estado.
Acho condenável os gastos do estado com coisas desnecessárias como o TGV e outras que tais quando vemos o mesmo estado a matar as pequenas e médias empresas e a classe média deste país.
Acho condenável o estado constantemente optar pelo aumento de impostos em vez de cortar nestes exemplos que lhe dei atrás.
Mas sim sr. anónimo por mais impopular que seja penso que os políticos em Portugal ganham na sua maioria mal para as responsabilidades, trabalho e exposição social que têm.
Não precisa de me ofender para dar as suas opiniões, ou não o educaram de pequenino?

Somar disse...

O José recua na história mas esquece o passado. Porque parar no Jorge Cosme.Se recuar mais pode recuperar a reforma de um antigo presidente de câmara que beneficiando dos mandatos exercidos e da exclusividade de médico, apenas nos últimos anos, também se reformou cedo com uma reforma bastante mais elevada e acumulou-a com outros cargos exercidos. A proximidade familiar será um impedimento a um julgamento crítico?

José Ferreira disse...

Caro Somar, não sei se o médico a que se refere acumulou. Se o fez esteve mal. Mas saberei isso facilmente.
Quanto aos valores da reforma, volto-lhe a dizer que não critico os valores da reforma do anterior presidente PS. Mas se quer falar de justiça falemos. Um não é licenciado e teve oito anos como presidente. O outro como disse é médico, foi presidente de câmara 10 anos, exercendo como médico ao mesmo tempo no centro de saúde. Foi depois médico e deputado ao mesmo tempo. Foi vice-presidente da bancada parlamentar. Foi governador civil. Foi director da ARS. Quer mesmo comparar o que um e outro fizeram na vida pública?! Penso que não vale a pena....
No entanto volto-lhe a dizer, não sei se acumulou, se o fez, fez mal.
No entanto podemos pensar numa coisa, num bom exemplo. Reformou-se cedo esse médico. Já tinha fundado uma IPSS, depois por ter tempo desenvolveu-a bem. Hoje é a maior empregadora do concelho. Fundou ainda uma empresa dele que também emprega várias pessoas. Este para mim é um grande exemplo a seguir.
Na minha óptica a idade da reforma deveria baixar, exactamente para que as pessoas ainda possam criar e gerar riqueza/emprego.

Somar disse...

Depois de um tão prolongado tempo de reflexão, não era expectável que o José caísse em tantas contradições no post do regresso. O conjunto das justificações que invoca apenas se limita a confirmar o princípio: o regime de privilégio que beneficia os ex-detentores de cargos públicos e políticos é intolerável e moralmente condenável. A este propósito, veja-se o registo editorial do director do Mirante, seu pai e assessor da sua mãe, com um ataque cerrado a todos (ou talvez não?) aqueles que beneficiam de privilégios como o relatado para a sua mãe. Porventura o que aqui se coloca em causa é que de um líder espera-se carácter, que dê corpo à mensagem que prega. A partir do momento em que um líder deixa de ser aquilo que defende, perde toda a autoridade. E esta é a triste realidade da família do José (a que se juntam muitas outras famílias, porque quanto a isso estamos de acordo).

José Ferreira disse...

Caro anónimo,
Dois reparos, não vi no quê que fui contraditório.
Segundo tenho a agradecer-lhe. Por sua causa fui me informar sobre a situação do dito médico. Fiquei orgulhoso meu caro. Informe-se porque tal pessoa nunca acumulou a sua pensão com qualquer salário público. Tal aconteceu, por exemplo, com Jorge Cosme ou Horácio Antunes. Esses sim acumularam pensões e salários.
Agradeço o orgulho que hoje senti !
Sobre o que penso sobre o estado dos políticos e os seus privilégios falarei em breve.
Só um pormenor, se não gosta do que escrevo tem bom remédio, não leia.

Anónimo disse...

Caro José os meus parabéns por estar de regresso. O seu blog é muito bom e diferente de muitos outro, isto é, dá informações, permite o contaditório e as pessoas ficam esclarecidas, algumas não, mas não é por falta de informação. Existem outros blogs que colocam noticias e informações mas não aceitam o contaditório, é a democracia que alguns acham ser correcta.
continua que gostamos de saber novidades.ab

Anónimo disse...

REFORMA
ao ler alguns post fiquei com a ideia que existe alguma dor de cotovelo de alguém.
possivelmente esse alguém também se poderá refoemar, deverá é ter penalizações, e assim esses alguém já não quer..... será verdade?????
pela reforma que a Dr. Fátima tem deve ter tido, certamente, muita penalização....