terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PS

Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor. A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popurlamente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se eu contruir uma casa sem licença de construção, a Câmara também irá fechar os olhos? E se depois disso abrir um estabelecimento comercial, será que vêm cá fazer jantares municipais?

Anónimo disse...

anonimo apenas lhe dou alguns exemplos de restaurantes nas mesmas condiçoes. Parreirinha. Estaçao de Sabores. Careca. Etc Etc Etc. Informe-se como eu fiz. A Camara tenta, e muito bem, facilitar a vida aos seus comerciantes. Os do PS querem estragar a vida dos mirandenses menos ao gajo das pisicinas que ainda ontem la fez um jantar quando nem horario nem condiçoes para isso tem. Se me falassem que faltam condiçoes de higiene, ai sim seria grave. Estou farto desta inveja. O miudo é que tem razão. PS em Miranda é igual a Inveja. Inveja dos Ramos. Da ADFP. De quem faz...é demais. Cheira mal já .

Anónimo disse...

Perante a Noticia de Hoje que torna publica a existência de restaurantes ilegais em Miranda com ênfase no Museu da Chanfana, deve a ASAE actuar de imediato.

Sou apologista de que deve actuar pois é mau que um crime publico não seja de imediato verificado.

Deve verificar todos pois segundo a noticia existem vários.

De acordo com o Blog temos o Conhecimento de que o restaurante/bar das piscinas não tem licença. logo deve ser fechado pelas autoridades, tal como o museu e os outros.

O dirigente socialista que gere o restaurante, não pode ser diferente do da Cores e Sabores, da Estação dos Sabores, das diversas pastelarias, churrasqueias, Salões de chá ou restaurantes... Quem não cumpre deve fechar.

O PS de Miranda fez bem em denunciar. Deve fazê-lo sempre.

A Inveja a ADFP, pode ajudar a que todos tenham de cumprir. Num pais de direito as regras devem ser iguais para todos.

Seja a Fundação ADFP ou o dirigente Socialista das piscinas.

Apenas não compreendo, como é possível estar o bar das piscinas a servir refeições à mais de 10 anos? Como o pode fazer sem as condições garantidas? Isto preocupa-me quando a sua maior clientela são as Crianças/adolescentes! Como é que o PS soube que o restaurante não tinha licença e apenas passaram alguns meses e nunca falou do seu dirigente?

O PS deveria ter mais cuidado com as divulgações que faz, pois desta vez divulgou informações que podem por em causa muitas dezenas de empregos. Esta situação devia ter sido resolvida na câmara.

Espero que a ASAE actue, pois é ainda a única autoridade em que podemos acreditar um pouco.

A ASAE não pode deixar de actuar, pois era o mesmo que um policia ver um salto e não actuar.

O PS deve desde já assumir as consequências de divulgar informações que vão por em causa o funcionamento dos restaurantes durante alguns meses.

O dirigente socialista deve deixar de servir refeições de imediato! E não só nas férias de Natal!Amanhã farei questão de saber se ainda continua a servir.

Anónimo disse...

Mas afinal em Miranda constrói-se tudo sem licença, sem projecto, sem fiscalização... é isso que estão a dizer? Não tem mal o restaurante da 5ª da Paiva não ter ponta de legalidade na sua construção, porque há mais não sei quantos em Miranda, inclusivé alguns municipais (ou de quem foi a construção das piscinas?) que também estão construídos ilegalmente?
E sabem desses casos todos e não actuam. A Madeira deve ser um paraíso da legalidade comparada com Miranda.

Anónimo disse...

Opa o Bar das Piscinas é legal. Só que é um bar não é um restaurante, apesar de poder parecer o contrário. Ali sim que não há condições nenhumas é que tá mal. Porquê que os Xuxas não se queixam desse?! Foram-se queixar do melhor restaurante de Miranda só por ser da ADFP?!?! sinceramente, Migueis Baptistas e Anas Gouveias?! Rua... Volta Tó.

Anónimo disse...

Atrevia-me a dizer VOLTA TOTO