sexta-feira, 20 de março de 2009

Será que era / OU NÃO SERÁ? (parte II)

Será que era o largo do Mosteiro em Semide cheio de buracos que nos dava qualidade de vida? OU NÃO SERÁ O ACTUAL LARGO REQUALIFICADO QUE NOS DÁ QUALIDADE DE VIDA?

Será que eram as promessas de boa água vinda do Mondego, sem sequer se verem condutas, que nos traziam qualidade de vida? OU NÃO SERÃO AS CONDUTAS POR TODA A VILA QUE NOS TRARÃO QUALIDADE DE VIDA?

Será que eram os Cemiterios de Miranda e Semide sem espaço que nos davam qualidade de vida? OU NÃO SERÃO OS ALARGAMENTOS DOS CEMITÉRIOS QUE NOS DÃO QUALIDADE DE VIDA?

Será que era uma zona industrial sem iluminação e totalmente abandonada que atraia ate nos qualidade de vida? OU NÃO SERÁ UMA ZONA INDUSTRIAL EM REQUALIFICAÇÃO E COM NOVOS LOTES QUE ATRAI QUALIDADE DE VIDA?

Será que era Vila Nova sem um único espaço de Lazer que nos dava qualidade de Vida? OU NÃO SERÁ O ACTUAL PARQUE DE LAZER QUE NOS DÁ QUALIDADE DE VIDA?

Será que eram as escolas do primeiro ciclo abandonadas com os telhados e janelas a caírem que davam qualidade de vida? OU NÃO SERÃO AS ACTUAIS ESCOLAS REQUALIFICADAS QUE NOS DÃO QUALIDADE DE VIDA?

Será que era a constante guerra e tentativa de exterminação da ADFP que nos trazia qualidadade de vida? OU NÃO SERÁ UMA PARCERIA PREMIADA PELO MINISTRO DA ECONOMIA SOCIALISTA QUE NOS DÁ QUALIDADE DE VIDA?

Será que era o Gondramaz abandonado que representava qualidade de vida? OU NÃO SERÁ UMA ALDEIA PREMIADA PELA SUA EXEMPLAR REQUALIFICAÇÃO QUE NOS DÁ QUALIDADE DE VIDA?

Será que era o monte de silvas na quinta do viso que nos dava qualidade de vida? OU NÃO SERÁ A ACTUAL ZONA VERDE ARRANJADA QUE NOS DÁ QUALIDADE DE VIDA?

Será que era uma vila sem Hiper-Mercados que nos garantia qualidade de vida? OU NÃO SERÁ UMA POPULAÇÃO SEM NECESSIDADE DE IR A LOUSÃ OU A COIMBRA AS COMPRAS QUE TEM GARANTIDA QUALIDADE DE VIDA?(para além dos postos de trabalho criados, em numero bem superior ao de algumas fábricas)

Será que era uma vila sem cinema que tinha qualidade de vida? OU NÃO SERÁ UMA VILA COM CINEMA QUE TEM QUALIDADE DE VIDA?

O "será que era" não tem fim, um dia continuarei neste rol de lembranças. Continuemos com calma, com muita calma.

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro José
Cegos são aqueles que não querem ver o óbvio, os outros são invisuais, por quem tenho um grande respeito e consideração.
Felizmente e com o passar dos tempos os cegos em Miranda são cada vez menos... estou convicto que em Novembro vai-se auferir e comprovar que tenho razão.
No entanto, ainda existem alguns com óculos de cabedal e quanto a esses nada há a fazer.

Anónimo disse...

Se me me permitir gostaria de publicar aqui este comentário a um post do blog do PS dado que o candidato Miguel Baptista não o publicou lá. Este Miguel já não é o tipo tolerante de quem fui amigo há muitos anos atrás. Este Miguel candidato regressou de Coimbra transformado em democrata de treta. Provalmente foi preparado politicamente na escola do Cosme. Então se me permitir aqui vai:
"Amigo Miguel se te queres candidatar à câmara há dois princípios que nunca deves esquecer. O primeiro é que nenhum candidato se consegue afirmar sem honestidade intelectual. O segundo é que com política de terra queimada, dizendo mal de tudo o que mexe, ninguém lá vai.
A classificação em que te baseaste é um estudo académico, não oficial, e elaborado com base no anuário estatístico de 2004, que reflecte os dados dos anos de 1990 a 2004.
Só tu é que te podias lembrar de culpar a actual câmara pela posição de Miranda no ranking.
Então tu não sabes que de 1994 a 2002 a câmara foi gerida pelo Jorge Cosme? Então não sabes que a Fátima Ramos só começou a gerir a câmara em 2002?
Se calhar não sabes mesmo… É que já há muitos anos tinhas ido viver para Coimbra. É que sabes para uns mirandenses como tu partirem para a vidinha confortável da cidade outros como eu tivemos que ficar a lutar pela melhoria da vida na nossa terra.
Mas Miguel estar a culpar a Fátima Ramos pelas asneiras do Jorge Cosme não te fica nada bem. É que sabes, os mirandenses têm memória. Nem todos foram viver para Coimbra.
Falas da falta de indústria. Novamente se nota que não andaste por cá. Então não sabes que o Cosme em 8 anos o único terreno que comprou para indústrias foi o que deu ao Tó Simões? Não sabes que o terreno para os novos lotes da Pereira foram todos comprados pela Fátima? Não sabes que os terrenos para os novos lotes de Vale Marelo foi a Fátima que os comprou? Não sabes que a Fátima mal chegou à câmara executou os projectos para ampliação das áreas de indústria e que os serviços do governo estão há anos para os aprovar? Se não sabes devias-te informar antes de falar.
Olha amigo Miguel eu nunca pensei em candidatar-me a presidente e procuro manter-me informado.
Falas da Fresbeira. Também eu tive muita pena da fábrica ir para Poiares. Quer porque se trata-se duma fábrica importante e bem gerida que gostaria que continuasse no concelho, quer porque fui amigo do grande industrial mirandense que foi o Júlio Grade. Trabalhador, inteligente e visionário como poucos que lamentavelmente nos deixou cedo, de forma tão trágica.
Mas de novo se percebe que não conheces a situação.
Então tu não sabes que a mãe da Ana Grade é de Poiares? A Ana já tem a sua vida autónoma, vivendo em Coimbra, e o irmão já terminou o curso e a curto prazo seguirá o seu caminho. A vontade da dona Céu foi certamente organizar a sua vida na sua terra e junto dos seus familiares.
Talvez também por isso é que segundo consta foi solicitada uma área de terreno de que a câmara não dispunha na altura. E não te podes esquecer que a altura foi logo a seguir ao Cosme. Só a ti te lembraria culpar a Fátima disso. Não esqueças que ela estava a acabar de chegar à câmara.
Mas deixa-me que te diga que para além de tudo isto a situação a mim levanta-me algumas reticências.
Será admissível que estando uma empresa localizada no nosso concelho a autarquia lhe ofereça um terreno na zona industrial para mudar para lá a fábrica só porque o terreno onde se localizam as actuais instalações está bem localizado e a empresa decide loteá-lo ou urbanizá-lo porque o mesmo tem valor elevado?
Francamente tenho muitas dúvidas se é legitimo que as câmaras dêem terreno adquirido com o nosso dinheiro para alimentar a especulação com os terrenos.
Já foi assim com a fábrica do Tó Simões, não é? Vê o resultado.
Francamente Miguel esperava mais de ti. Se era para vires fazer politica de bota abaixo mais valia teres ficado lá pela tua vidinha de Coimbra, porque para dizer mal de Miranda já cá tínhamos muitos.
Enfim a coisa já vai longa por isso vou ficar por aqui
Tó Mané"

Anónimo disse...

E a rotunda das Lapinhas. Essa é que dá muita qualidade de vida.

Anónimo disse...

foram 8 anos de governação PS, onde tudo foi esquecido...
para si pode não ter valor, mas para os municípes da zona dos Moinhos esta rotunda é importante

Anónimo disse...

Caro José
Este foi mais um censurado no blog do PS. Para o PS a verdade e a discussão de ideias não é importante, o importante é denegrir a imagem das pessoas e espalhar a mentira por Miranda.
"Caro anónimo
Tem todo o direito de discordar dos meus comentários, agora os seus comentários é de quem não conhece o estudo em causa e de quem nem se deu ao trabalho de o abrir, uma vez que o amigo Miguel até o disponibilizou no link do 2.º comentário.
Mas, percebo que tenha interesse em não querer conhecer o estudo, assim pode continuar a tentar enganar os mirandenses, dado que invoca o estudo, quando na realidade desvaloriza os indicadores fundamentais e que estão na base do estudo.
Caro anónimo das duas uma, ou o Sr. é “cego” pelo PS e o seu único objectivo é mesmo enganar os munícipes de Miranda, “mandar areia para os olhos”, como tem sido praxe deste partido, ou realmente o Sr. não sabe mesmo do que fala e se for este o caso, para escrever deverá informar-se primeiro e não acreditar em tudo o que houve nas conversas de café ou no que alguma malta do PS transmite.
Conhece o protocolo que envolveu a construção do cinema? Tem conhecimento dos custos versos receitas das piscinas quer cobertas, quer descobertas? Conhece o projecto da Paiva? Sabe quantas novas empresas se estabeleceram em Miranda entre 1994 e 2002, na governação PS?
Certamente, não saberá responder a nenhuma destas questões. Mas, e aproveitando o seu exemplo que mais realçou, “piscinas”, sabe que uma piscina coberta do tipo da nossa tem de despesas fixa mensal cerca de € 15.000,00, isso mesmo 3 mil contos na moeda antiga, (poderá encontrar este valores em diversas noticias/estudo na net, basta pesquisar que foi o que fins), no caso de Miranda sabe quem é o maior beneficiário…?
Voltando ao estudo e caso não o conheça, aconselho-o a ler o ponto 3.1, da página 21 à 23 e certamente irá perceber a importância dos museus, quinta pedagógica, parque biológico e etc.
A diferença entre o PS e o PSD no que respeita a água é muita, sabe que este executivo tem investido muito para melhorar a qualidade da água em Miranda, o que de alguma forma tem conseguido. Sabia que desde que o PSD é poder, pode deslocar-se à Câmara e ter acesso às análise de água. As análises não são escondidas como fazia o PS. Sabe que as análises provam que a qualidade da água em Miranda melhorou em cerca de 80%, e o laboratório onde as análises são realizadas é o mesmo e foi escolhido pelo Sr. Jorge Cosme do PS. Não está perfeito, mas a muito curto prazo “estará”…
Impostos, meu amigo só me faz lembrar o PS e o Sr. Eng. (Pinóquio) Sócrates quer com as suas mentiras, (exemplo: antes das eleições não aumentava imposto, com a maioria foi a das suas primeiras proposta), quer com a sua governação (exemplo: “roubou-nos” durante 3 anos para poder dar alguma coisa em ano de eleições), é vergonhoso.
Caro anónimo parece-me que o Sr. é que deve ter ido para o estrangeiro e pelos comentários ainda não voltou ao meu agora bonito concelho de Miranda do Corvo. Mas em 2013 certamente ainda estará melhor."

Anónimo disse...

o meu também não foi publicado, é lamentável para o futuro que não se consigam ter discusões....
Cá vai "Caro anónimo as obras de fachada que fala são a base de alguns indicadores do estudo, se não o conhece, por favor vá lê-lo e depois faça os seus comentários, mentir e enganar é feio.
Lamento profundamente que o partido em quem eu já votei, o PS, tenha para apresentar como obras realizadas em 8 anos apenas: 1 Pavilhão, que foi uma boa obra pago pelo estado, aproveitou uma ideia discutível do PSD em cobrir uma boa piscina descoberta, 1 biblioteca, infra-estruturas rodoviárias (quais?)….
Caro anónimo o ringue, tanto quanto sei, é frequentado pela mesma população que utiliza o pavilhão, a escola José Falcão, acrescido das crianças da EB1 de Miranda, piscina coberta, em termos financeiros é ruinosa, tem € 15.000,00, isso mesmo 3 mil contos na moeda antiga, de despesa fixa mensal, não me lembro da construção de novas infra-estruturas rodoviárias, mas acredito que tenham existido, e os peões, porque foram esquecido, onde estão os passeio?
Caro anónimo sabe que tem no concelho o único percurso pedestre a nível Nacional, para pessoas portadoras de incapacidade. Sabe que um invisual ou um deficiente motor consegue realizar o percurso de uma forma autónoma.
Por alguma razão num estudo realizado por uma entidade externa, Miranda foi considerada como uma Comunidade Saudável e Solidária
Dado que não sei o que quer dizer com o termo “Flops” não poderei exprimir o meu ponto de vista, relativamente aos eventos."

Anónimo disse...

o meu comentário também foi censurado naquele blog... por isso transcrevo para aqui...

"É com prazer que venho aqui anunciar em 1ª mão o próximo presidente da Cãmara Municipal de Miranda do Corvo, o eng. Carlos Ferreira. Um homem honesto, íntegro, que continuará na linha do trabalho da sua esposa. Um homem de Miranda, ao contrário de outros candidatos, que muito tem contribuído para o crescimento da nossa terra. Força eng. Carlos Ferreira."

Anónimo disse...

parece que os bons candidatos continuam a surgir do lado a que estamos habituados.é com muita satisfaçao que recebo esta noticia.força eng carlos ferreira.vamos continuar o trabalho feito e nao deixar que aqueles que ja demonstraram nao ter capacidade no passado possam ter a minima hipotese de voltar a camara.

Anónimo disse...

Visite o novo blog http://psmirandadocorvo2.blogspot.com/

Anónimo disse...

Não acredito no comentário. Sendo verdade o que diz, só se a Dra. Fátima Ramos for para Deputada. Prefiro que seja ela a candidata mas o Eng Ferreira não deixa de ser também um forte candidato. E como as eleições para a câmara e para o governo vão ser próximas ou mesmo coincidentes, o PSD pode apresentar em Miranda uma dupla imbatível. A ver vamos...

Anónimo disse...

se a dr fatima quiser o seu lugar como deputada este sera merecidissimo.e o eng carlos ferreira sera sem duvida um candidato a altura para continuar o trabalho

Anónimo disse...

Como é possível o PSD poder apresentar 2 nomes a candidatos e ninguém duvidar da vitória de qualquer um deles. O PS viu-se aflito para conseguir 1 candidato e que todos dizem que tem a derrota assegurada.....

Anónimo disse...

Quanto ao Eng. Carlos Ferreira tem desenvolvido um grande trabalho que tem feito e que espero continue a fazer no apoio à câmara e à Dra. Fátima. Penso que toda a gente lhe reconhece grande competência e qualidades humanas. Será sempre um potencial presidente da câmara para o nosso concelho.
No entanto para mim neste momento a presidente da câmara ideal é a Dra. Fátima Ramos
Sobre este assunto eu soube de fonte segura que a Dra. Fátima Ramos é a candidata do PSD à câmara de Miranda.
Também soube com garantia que a Dra. Fátima Ramos foi desafiada pelo PSD para integrar a lista de deputados e não aceitou alegando que o desenvolvimento de Miranda é mais importante que o prestigio pessoal que poderia ganhar com a ida para Lisboa.
Esta candidatura da Dra. Fátima à nossa câmara merece o nosso maior respeito e apoio por ter sabido colocar o interesse de Miranda à frente do seu interesse pessoal.
Sempre tive a maior admiração pela Dra. Fátima Ramos e tinha a certeza que não era agora que ela me iria desiludir. Vai ser a candidata e tenho a certeza que vai ganhar por uma larga margem de votos para o bem de Miranda.
A Dra. Fátima deu provas ao longo dos dois últimos mandatos de ser a presidente certa para Miranda. O trabalho que tem feito pelo concelho é magnífico e está à vista de todos os que de uma forma imparcial analisarem a evolução do concelho ao longo dos últimos 16. Os 8 anos do Sr. Jorge Cosme e os 8 anos da Dra. Fátima Ramos.
Só mesmo os fanáticos do PS não conseguem reconhecer este trabalho. E são mesmo só os fanáticos porque os socialistas inteligentes sabem que a melhor solução para Miranda é a Dra. Fátima Ramos. Basta ver a votação que ela teve e a que teve o PS em 2005 em eleições apenas separadas por três meses.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer qual a razão para os comentários a dois post no Blogger do PS terem desaparecidos ou retirados...???

Anónimo disse...

quem é que sabe quem faz estes comentarios???lembrem-se que todos estes comentarios podem ser feitos pela mesma pessoa...isto e um blog...quem diz que todos estes comentarios nao sao uma mentira a ser montada???(e nao digo por isto que essa pessoa seja o autor do blog!atençao) atirem a primeira pedra!!!

José Ferreira disse...

CAro anonimo posso lhe garantir através dos dados a que tenho acesso na moderação do blog que são várias pessoas a comentar.
Com os melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

como é que o sr sabe se os comentarios sao na sua grande maioria anonimos???ate para si é uma incognita nao e?