quinta-feira, 26 de março de 2009

Censura

Fiquei estupefacto ao ler um comentário deixado no Ius Imperium. Segundo um anónimo o PS de Miranda retirou dois comentários anteriormente publicados no seu blog.

Sinceramente, se de facto aconteceu, faltam-me adjéctivos para descrever esta atitude.

Já estavamos a ficar habituados à ideia de os Socialistas de Miranda serem adeptos da censura.

Mas, pelos vistos, agora fomos de mal a pior. A ser verdade , os Socialistas, para além de se recusarem a publicar 90% dos comentários feitos no seu blog, passaram a apagar alguns dos poucos comentários anteriormente aceitados por eles! Inacreditável!

22 comentários:

Anónimo disse...

Não foram 2 comentários, foram vários comentários colocados em 2 textos...
o PS no seu melhor, quem já não se lembra do Cosme que saia pela porta lateral da Câmara para fugir das pessoas e das suas responsabilidades, mudam-se as pessoas, mas mantêm-se a politica, MAIS PS NÃO OBRIGADO

Anónimo disse...

Caro José
antes que PS retire também este comentário, agradecia a publicação no seu blogger....
"Caro José Mario Gama
Gostei muito de ler o seu texto, é bonito e está bem escrito, todos nós gostamos de ouvir/ler ideais. Agora, o Sr. saberá que são necessárias pessoas a dirigir os destinos das associações, saberá que o associativismo depende do voluntariado e da carolice de alguns.
Muito provavelmente não sabe... Sabe porquê? Porque o Sr. não sabe o que é ser dirigente associativo, o que é estar ligado ao associativismo, gerir uma associação ou uma colectividade…
O Sr. alguma vez fez ou faz parte de algum órgão social de uma qualquer associação/colectividade do Concelho? Que eu conheça NÃO…
O Sr. sabe o que é deixar a família e/ou os amigos para poder prestar serviços para a comunidade, ou para um grupo especifico de pessoas? Não me parece…
Por isso caro amigo, para poder criticar algumas áreas é necessário interagir com elas, ter conhecimento da realidade, sentir na “pele” os verdadeiros problemas do associativismo, todos devemos apoiar e colaborar seja da forma que for.
No associativismo todos os contributos quer sejam financeiros, quer sejam logísticos quer sejam ao nível de recursos humanos são sempre benéficos e bem-vindos, dado que por falta de uma pessoas poderá não se conseguir constituir uma direcção e a associação/colectividade “fechar portas”…

25 de Março de 2009 21:58"

Anónimo disse...

sou militante do PSD e é com tristeza que vejo que num blog que devia ser de defesa do PPD/PSD apenas se continua a referir os PS. não temos identidade própria? já não chega de lhes fazer publicidade? mal vamos quando só andamos a reboque do PS.

José Ferreira disse...

Caro anónimo claro que temos identidade propria. Ao referirmos o que defendemos convem comparar com os outros, porque se não contribuimos para a ideia de que somos todos iguais.
Com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

A dedicação e a vontade de mostrar trabalho (ao grupo e à família) do jovem José (JJ) não deixam de surpreender. Não se percebe a magnitude de tanto esforço empenhado! Até faltam adjectivos ao JJ para demonstrar a sua revolta e restantes sentimentos relativamente a tantos atentados à democracia, à pluralidade e à independência.

A estupefacção e adjectivos afins do JJ só podem resultar da puberdade, do ambiente protegido, e do desconhecimento daquilo que se passa em Miranda do Corvo, nomeadamente no que diz respeito aos meios de comunicação. Como provavelmente não compreendeu, eu passo a explicar: o blog do Partido Socialista até parece, utilizando os adjectivos do JJ, o Mirante. Pergunte ao director do pasquim, por acaso seu paizinho, que de censura e apanágio percebe ele!

No entanto, JJ é conveniente lembrar que, mesmo pertencendo a um partido, o dito blog é pessoal, pertencendo ao seu administrador as decisões de lá publicar o que entende e de aceitar, negar ou apagar os comentários enviados. Aliás é o que o JJ faz no seu blog! Já um jornal, que se pretende assumir como tal ao nível da pluralidade e da independência, não é propriamente a mesma coisa. Principalmente quando os conflitos de interesse entre o seu director e o executivo camarário são mais do que evidentes.

Informo também que aproveito para enviar um cópia desta posta para o blog que tanto critica. Assim, prevendo a sua veia poética azul e os genes herdados, pelo menos as hipóteses de publicação aumentam.

Manuel Monarca

JGama disse...

Estimado anónimo
Foi com grande satisfação que registei comentário, elogio e crítica sobre a importância do associativismo no desenvolvimento do nosso Concelho.
Considerando a sua “possível juventude”, desculpo essa “casta inocência”, ao afirmar convictamente que desconhece a minha participação em movimentos associativos.
Entre 1984/1996 – foi elemento activo na Direcção da Rádio Dueça 94,5 FM (era um grupo de pessoas saudáveis, cada um de nós detinha as suas preferências políticas, mas a amizade e vontade de não desistir era enorme. Era o tempo do “xerife estrelita” do Carlos Marta; Zé Maria; Mário Sol; Carlos S. Miguel; António Cruz; Quirino S. Miguel; David Cunha, Vergílio Paulo; Paulo Fotografo e tantos outros), palmilhei muitas vezes só, a pé, ou com o meu carro o concelho para efectuar “peditórios”, destinados a angariar financiamento para adquirir o emissor, descodificador, antenas etc., passamos muitos dias; noites e anos a trabalhar para Miranda do Corvo no anonimato.
Organizámos anualmente; provas de rally; Karting; torneios de Futebol 5; dos relatos de futebol do Mirandense com as dificuldades de não podermos adquirir um telemóvel, um luxo impensável; a participação na Expo Miranda, recordo o êxito das edições do livro/agenda dos telefones fixos do nosso concelho etc etc.
Durante mais de doze anos “aborreci” os industriais, os comerciantes para efectuarem um contrato de 3.000$00 de publicidade/mensal, todos os meses só, ou acompanhado com dois ou três da direcção, percorríamos a nossa terra. Deslocava-me com a minha gasolina, dava o meu tempo e quando não conseguíamos o dinheiro necessário, um de nós financiava a rádio do seu próprio bolso.
Novos vieram, outros continuaram; assim é a dinâmica das Associações Livres, mas acreditem, podem sempre contar comigo se necessitarem.

Recordo-me agora; estive à frente da constituição do Grupo Coral da Casa do Povo, apesar de péssimo cantor, fiz parte do grupo durante três anos, participei na organização do primeiro encontro de coros, que se realizou no Convento de Semide. Lembro o amigo e Saudoso Sr. Padre Pedro, que me solicitava uma especial atenção para o tipo de música que se iria cantar, era a primeira vez que as portas da Igreja se iriam abrir para este tipo de actividade não litúrgica.
Sou sócio fundador da Cooperativa Mirante, estive durante largos anos na Direcção da Cooperativa, era Presidente o Sr. Prof. Augusto Santos Paulo, depois veio a “tomada de posse definitiva” do Sr. Carlos Ferreira, que tinha um objectivo camuflado, utilizar o jornal Mirante em campanha permanente das acções do poder local instalado.
Sou sócio dos Bombeiros Voluntário de Miranda do Corvo e tenho pelos Bombeiros em geral a maior admiração e respeito.
Motivado e sensibilizado pelo grande incêndio que assolou o nosso concelho no ano Verão de 2005, mobilizei a população do Concelho para uma grande festa, que contou com a participação de toda população, tinha dois e únicos objectivos; angariar fundos e reconhecer publicamente a nobre actividade dos Bombeiros de Miranda do Corvo (foram cerca de 4000 euros que se angariaram numa só noite).
Sou sócio da ADFPMC, instituição de reconhecido mérito na nossa região, pela intervenção em diversas áreas sociais, recordo que há largos anos compareci em duas Assembleias-gerais, senti-me desconfortável; não levei a mal; mas não voltei.
Sou fundador e director de diversas organizações sem fins lucrativos, dou como exemplo a Associação Cometa Portugal, com sede nos HUC, associação que visa a integração de deficientes motores em mercado de trabalho, foi por mim proposto e mais tarde elaborado protocolo de articulação conjunta com ADFPMC, bem como fomos parceiros na candidatura a projecto de financiamento Europeu – equal - na área da integração de pessoa portadora de deficiência no ano de 2003.
Estimado e desconhecido anónimo, muitos de vós estão à frente de colectividades ou associações, para serem reconhecidos socialmente e/ou se promoverem politicamente no Jornal Mirante. Não foi, nem será nunca a minha postura.
Estimado e desconhecido anónimo, lá por eu não ser ideologicamente e politicamente do seu partido, não deixo de ser Mirandense convicto, com capacidade crítica e capaz de executar projectos, trabalhar, fazer coisas, ter ideias e dar bons exemplos de cidadania.
Acredito nas pessoas e nas Potencialidades do Associativismo.
Pela diferença - Um Abraço
José Mário Gama

Anónimo disse...

Caro Manuel Monarca
"Não se percebe a magnitude de tanto esforço empenhado!"
Fácil, o JJ (jovem José) quer-se apresentar como candidato à junta de freguesia da coutada....
Haja paciência....
Custa ouvir as verdades, não é....

Anónimo disse...

O zezito gama é como as andorinhas, sazonal, porque só aparece de 4 em 4 anos a escrever e sem saber de quê nem porquê!!!???

José Ferreira disse...

Caro Manuel Monarca,
Em primeiro lugar agradeço o seu comentário. A partir deste todos podem tirar breves conclusões. Em primeiro lugar, todos podemos ver que é a inveja e a raiva que coordena a oposição. Em Segundo lugar, todos podemos ver que é através da falta de educação, da ironia e da falta de coragem que a oposição se exprime. Sou jovem mas já tenho em mim características que me tornam, no mínimo, superior a pobreza de ideais em que hoje se tornaram os socialistas. Uma delas é que apesar de ser jovem assumo a minha identidade, falo em nome próprio, tenho iniciativa, não tenho medo de dizer asneira, e essencialmente falo VERDADE.
O empenho caro monarca, o empenho vem dos ideais. São os ideais e não a raiva que me movem. São os ideais que me fazem escrever. É a vontade de falar verdade que me faz lutar. Ao contrário de vocês não tenho raiva por ninguém, no máximo tenho pena de ver naquilo em que vocês se tornaram. Longe vai o tempo em que se discutia politica, em que vocês apresentavam argumentos, em que o PS era um partido digno. Não imagino como ficara o falecido Fausto Correia ao ver no que vocês se tornaram. Pessoas sem identidade, movidas pela raiva, anti-democráticas e para os quais a liberdade de expressão nem sequer existe.
O blog do Partido Socialista representa o Partido Socialista. O blog do Partido Socialista não representa uma pessoa, representa uma instituição. Uma instituição que tem órgãos eleitos, julgo eu democraticamente. Por isso tudo, o blog do Partido Socialista representa o ideal actual do Partido Socialista. Se este é um blog anti-democrático, se este é um blog que usa a censura como arma, se este é um blog que não sabe o que é a pluralidade então cabe-me a mim tirar a conclusão de que o Partido Socialista defende a censura, é contra a liberdade de expressão e a pluralidade.
Em relação ao Jornal Mirante, o Sr. Não sabe do que fala. Todas as edições do Jornal Mirante trazem artigos contra a Câmara, o seu director, o PSD. Isso é censura?! Sabe o SR. Não sabe realmente do que fala. Falam do Mirante então provem. Venha a JS ou o PS falar que não é um jornal plural. Se não fosse porque é que lá aparecem os textos dessas organizações?! Fala em conflitos de interesses. Acha que existem?! Então pegue na lei portuguesa e veja se por alguma vez este director do Mirante infringiu a lei Portuguesa nas suas funções. Pergunto-me se será assim tão difícil falar verdade.
Sinceramente Sr. Monarca não sei se correm em mim os genes da família, não sei se tenho sangue azul nas veias. Sei que tenho ideais que me movem. Quando falo não falo por mim. Falo para defender o ideal de todos aqueles que acham que é preciso falar verdade. Falo em nome de todos os que lutaram pela Democracia. Falo em nome de todos os que lutaram contra a censura. Falo em nome de todos os que lutaram pela pluralidade. Muitos destes eram Socialistas sabe?! Eram Socialistas de verdade, pessoas com ideais pelos quais lutavam com a verdade. Certamente muitos deles serão os milhares de Socialistas que em Miranda votaram Fátima Ramos. E caso me pergunte com que direito falo por eles, eu respondo-lhe. Falo não por eles, nem por mim. Falo por um ideal. Ideal que outros me passaram. Ideal que devido ao facto de alguns por ele terem lutado me permite que hoje tenha este espaço de debate. Ideal que tem uma base muito simples, a VERDADE.

José Ferreira disse...

Em relação ao anonimo que fala de custar ouvir verdades, unicamente lhe digo: O SR lá deve fazer, é que da vossa parte nao me lembro de nenhuma verdade nos ultimos tempos.

Anónimo disse...

O JJ “passou-se”?! Coisas de um verde pubescente onde o ímpeto é superior à razão e ao bom senso.

A resposta ensaiada, extensa mas pouco conseguida, entrelaça referenciais democráticos – como pluralidade, independência e liberdade de expressão – num enquadramento restrito e restringido que se cinge aos seus e aos socialistas e em que tudo é explicado pela inveja, raiva, falta de educação, ironia e falta de coragem. É uma leitura demasiado curta e maniqueísta do mundo, da democracia, dos direitos e dos deveres dos cidadãos. Tão novo e já tão formatado!

Note que, na sua resposta, nem tudo é negativo. Mostra progressos na adjectivação que utiliza, apesar de se repetir. Melhorou na construção gramatical e na adjectivação mas, infelizmente, o domínio do eufemismo e da metáfora continuam fracos. A matemática base também não é das melhores! Já contou os anónimos que dizem bem no seu blog? E porque é que são todos anónimos? E o anonimato é bom quando critica uns e mau quando critica outros?

Termino, salientando que a expressão final “a veia poética azul” é uma metáfora (que necessitava, obviamente, de interpretação no contexto em que é utilizada) para designar a censura. Interpretá-la como um sinal de sangue nobre (fruto de algum saudosismo monárquico ou desgosto de não ter ascendência nobre), é claramente uma má interpretação da sua parte.

Quanto aos genes familiares não se preocupe, porque a sua reacção destemperada prova que os herdou todos.

Como é óbvio aproveito para enviar esta resposta para o blog já mencionado (Partido Socialista - http://psmirandadocorvo.blogspot.com) e para o blog alternativo de pluralidade (Espaço Plural - http://psmirandadocorvo2.blogspot.com). Uma vez que mordeu o isco da primeira vez (até porque teve medo de ser apanhado em falso) não vejo razão para não publicar esta posta!

José Ferreira disse...

Caro Manuel ,
Em relação ao meu português, não necessita de avaliação. Fico contente claro por ver que o elogia. Não era necessária tal coisa da sua parte.
Vejo que o Sr. Ficou ofendido com o meu comentário, tal também não era necessário.
Vejo também que o Sr. Não é atento aos pormenores, tal facto, provavelmente, se deve ao facto de o Sr. Ter vindo parar a esta terra à muito pouco tempo. É que se o Sr. Fosse uma pessoa atenta, guiada pela razão, não cometeria erros tão infantis. Se observar o meu blog, será surpreendido ao observar que já chamei a atenção de anónimos, que partilham as minhas ideias, de modo a estes passarem a usar o seu nome. Mas caro Manuel, se você fosse um homem atento e presente, se não andasse perdido por terras de Viriato, também já tinha chegado a uma fácil conclusão. Os comentários dos que defendem os meus ideais são em 90% comentários sem raiva e com muita educação, talvez já não possa dizer isso dos seus amáveis defensores.
Para quem diz que faço uma resposta pensada mas pouco conseguida, o Sr. Manuel esqueceu-se de pôr conteúdo na sua. Tanto tempo na universidade e ainda não conseguiu perceber que para alem da forma é preciso conteúdo? Não me parece que ande a tirar muito proveito dos seus anos fora.
Já agora, diga-me, o facto de eu ser novo é defeito?! É isso que o Sr. Acha da juventude? Devia-mos estar todos quietos, sem falarmos porque lá está, somos verdes. Olhe caro Manuel, na vida aprendi que ninguém sabe tudo.
Voltando aos ideais, pergunto-me o que o ofendeu tanto. Diz que fui mal-educado e falei com raiva. Será que o Sr. Sabe o que é a raiva? Se calhar nos anos em que andou fora não conheceu o seu antecessor Jorge. Se calhar teve sorte, se calhar teve azar.
Fico feliz por ter herdado os genes de gente capaz, solidária, atenta e humilde. Pessoas que fizeram e fazem dos meus ideais, aqueles que já lhe falei, bandeiras. Ao contrário de si e de outras pessoas os meus genes têm por hábito falar verdade em vez de ironia. São Pessoas que sabem conviver com os outros, outros como você, que como o próprio nome Manuel Monarca indica, pensam que o poder está a vós predestinado.
Caro Manuel, o caminho que todos temos pela frente é longo, mas apresento-me a si e a todos vós não como herdeiro de uma família, mas sim como herdeiro de um ideal, a verdade. Tenho a esperança utópica característica de um jovem. Com os olhos postos no futuro, acho que é na verdade que está o único caminho. Sinto, no meu coração, que pessoas como o Manuel cujos ideais são a mentira e a falta de coragem (até em se assumir), que pensam que o futuro se atinge através da singularidade (em vez da pluralidade) e da má educação, não têm as características necessárias para dar a Miranda “sempre mais e melhor”. E, caro Manuel, fique com esta certeza, lutarei sempre e até ao fim por aquilo em que acredito.

Zé disse...

Caro Manuel Monarca
Sinto que desta vez o jovem conseguiu-vos bater lá no fundo...
A sua resposta é de quem ficou de tal maneira descontrolado (a) e enraivecido (a) que tinha de escrever algo, como não tinha outros argumentos passou para uma análise gramatical, matemática e o comentário de metáforas...
É uma fraqueza de ideias e ideais muito grande...
Abraço

Anónimo disse...

este blog so tem textos e comentarios de escrita muita "seca".especialmente os dos sr jose que so enchem texto e usam palavras fortes.
é que conteudo é pouco ou nenhum.
há um verdadeiro demagogo em ascensao dentro de si, visto que começa de tao novo a usar o sensacionalismo e a critica facil nos seus textos.


ps:agradecia que nao me cola-se imediatamente ao ps como faz com todos os que o criticam.

Anónimo disse...

Esta discussão é curiosa.
À que chamar atenção para a realidade dos factos. É verdade que o mirante não é plural. O seu director, a quem ninguem reconhece grandes méritos a não ser ter tido a sorte de cair no meio da familia ramos, dirige aquela casa como sendo sua. A camara sustenta o jornal através da publicidade. O tamanho da letra de alguns anuncios vai crescendo para ocupar mais espaço e garantir mais dinheiro. À recursos da camara a ser usados para fazer o jornal.

ricardo disse...

Então e não achas normal que a câmara faça publicidade no jornal da terra? Também não faz na rádio local? Se calhar achavas melhor como no tempo do Borrata em que a câmara boicotava o mirante e só fazia publicidade nos jornais de Coimbra? Que porra de mirandense és tu?

Anónimo disse...

Por aquilo que tenho visto a CM não faz mais publicidade no mirante do que nos outros jornais. para alem da publicidade normal publica as actas mas essa publicação é imposta pela lei. Quando as CM não têm boletim municipal mensal têm de publicitar as actas num jornal local.

Anónimo disse...

É só por pensarmos que as coisas de fora é que são boas é que estamos como estamos....

Anónimo disse...

O “JJ” continua a sua cruzada. Não percebeu, ou não quis perceber (aliás como muitos dos “zés” que a seguir comentaram), o essencial e abespinhou-se com o acessório. Sem figuras de estilo, passo a explicar rapidamente. O essencial está no segundo parágrafo: o JJ vive já num mundo pré-formatado de querelas partidárias e familiares de Miranda e das suas oligarquias (independentemente das cores partidárias). Pela resposta que ensaiou, quod erat demonstrandum.

O acessório são os parágrafos seguintes: umas pequenas alfinetadelas no ego para ver a reacção. O pubescente ofende-se, exalta-se e utiliza palavras fortes. Numa fraca imitação do Sr. Pinto de Sousa, responde a tudo como de calúnias e de ofensas pessoais se tratassem. Vai no bom caminho!

Entretanto, de mansinho, não percebeu (assim como muitos “zés”) o enredo e as suas consequências: o escrutínio entre 3 blogs (Partido Socialista, Espaço Plural e Ius Imperium) aumentou devido ao cruzamento de comentários. Daqui, meu jovem, vai a minha primeira lição: a isto chama-se equilíbrio de poderes. E não, tal como já afirmou, não basta uma coisa ser legal para que não exista conflito de interesses. Aconselho-o a procurar (dado o seu gosto pelo Império Romano) o significado da expressão “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”.

Como é óbvio aproveito para enviar esta resposta para o blog já mencionado (Partido Socialista - http://psmirandadocorvo.blogspot.com) e para o blog alternativo de pluralidade (Espaço Plural - http://psmirandadocorvo2.blogspot.com).

Manuel Monarca

Anónimo disse...

Por falar em Boletim Municipal. Apesar da publicidade no Mirante quem quer apostar uma chanfanada em como está para breve mais um catálogo de fotografias com as mais variadas poses da nossa Princesa, na sua maioria assinadas pelo Príncipe Consorte?

José Ferreira disse...

Manuel Monarca :

O sr. , tenho de admitir , é um homem curioso. Quando não sabe o que dizer, elabora um texto magnifico em forma e esquece-se do conteudo.
Em relação ao Mirante, digo-lhe , o Império Romano caiu, Roma ardeu. Na humilde opinião deste pubescente o importante é ser sério e não parecer. Talvez seja isso que nos distingue, o sr. defende a forma( a aparencia) eu defendo o conteudo ( a realidade).
Fico por aqui, no meu humilde espaço, à espera que o sr. alie a forma ao conteudo para assim podermos debater .
Como diz a gente portuguesa, muita parra e pouca uva sr. Monarca.

Anónimo disse...

o mirante é uma vergonha!tem como director o marido da nossa presidente, e aposto que nas 48 ediçoes a sra presidente faz capa de pelo menos 40.isto é que é um jornal imparcial???
nao me digam que miranda nao tem mais nada para mostrar a nao ser a presidente.lololol