quarta-feira, 4 de novembro de 2009

IC3

Só de pensar que durante a campanha os socialistas mirandenses disseram em voz alta e sem pudor que a nossa presidente era contra o IC3 fico perturbado. Esta é apenas mais um desmentido do que por ai foi dito, às escondidas, no boca a boca, por altos figurantes políticos. Outros se seguirão.

A confirmar-se esta adjudicação estamos perante uma das mais importantes obras para a história do nosso concelho. Parabéns ao Eng. José Sócrates e ao seu governo, nomeadamente ao dr. Paulo Campos, por esta iniciativa. Parabéns à dra. Fátima Ramos e ao seu executivo por tanto terem lutado por esta estrada. Mais uma vez provaram ao longo de todos estes anos de luta (Relembro que é uma promessa antiga de Fátima Ramos) que têm projecto e visão de futuro. Fico ansiosamente à espera que se conclua o processo de adjudicação e conclusão desta "auto-estrada" que nos levará a Coimbra e que trará desenvolvimento e progresso.

"Concessão do Pinhal Interior representa nova era

«Estou muito satisfeita», afirma Fátima Ramos, presidente da Câmara de Miranda do Corvo. A autarca social-democrata tem apontado a construção do novo IC3 como uma das prioridades para o desenvolvimento do concelho e ainda na semana passada, na cerimónia de tomada de posse para o seu terceiro mandado, recordou essa “reclamação”. «Fico contente», diz, dirigindo uma palavra de apreço ao secretário de Estado, Paulo Campos, e fazendo votos para que a «a adjudicação avance, a consignação seja feita e a obra concluída o mais rapidamente possível». Fátima Ramos não deixa de referir, com humor, que uma das suas «reivindicações» parece começar a tomar forma, no sentido da concretização, o mesmo acontecendo, de resto, em termos de acessibilidades, com a segunda, que se prende com o Sistema de Mobilidade do Mondego, uma vez que ontem mesmo se assistiu à cerimónia pública de abertura das propostas para o fornecimento do material circulante, veículos tipo tram-train, que vão garantir a circulação entre Serpins e Coimbra B.
Relativamente à subconcessão do Pinhal Interior, a autarca de Miranda do Corvo sublinha a sua importância estratégica «não só para Miranda do Corvo, mas para todos os concelhos do Pinhal Interior». No que concerne ao seu concelho em particular, Fátima Ramos afirma que vai «possibilitar uma melhor e mais rápida ligação, quer a Coimbra, quer à auto-estrada, em Condeixa, quer ainda aos acessos ao Sul do país». A autarca lembra a luta que Miranda desenvolveu, no sentido de ser contemplada uma circular a Nascente de Coimbra, que «garante um acesso mais célere à cidade», contemplada no projecto, que também corresponde, em termos de traçado do IC3, àquela que era a sugestão defendida pela autarquia. Para Fátima Ramos a subconcessão do Pinhal Interior representa a construção de boas acessibilidades, fundamentais, em seu entender «para atrair pessoas», seja «turistas», seja «investidores» e, como tal, assume uma posição «estratégica para o desenvolvimento dos concelhos do interior». Lembra ainda o facto da subconcessão envolver também a requalificação do IC8, o que significa «uma melhor ligação a Castelo Branco e a Espanha», uma vez que Madrid está a construir uma auto-estrada até Monfortinho. «Se ficarmos com um bom IC8, ficamos com uma boa ligação a Espanha», que também se afigura particularmente importante no entender da autarca."

3 comentários:

Anónimo disse...

"Só de pensar que durante a campanha os socialistas mirandenses disseram em voz alta e sem pudor que a nossa presidente era contra o IC3 fico perturbado."

MENTIRA! Os socialistas de Miranda nunca disseram que a candidata Fátima Ramos era contra o IC3. Disseram sim que a lider do PSD (Manuel Fereira Leite)era contra o IC3.

José Ferreira disse...

Caro anónimo,
No texto enviado para a rua apesar de nao dizerem de forma clara induziram a que a dra. Fátima Ramos não queria, ao dizerem "PSD é contra..." .
No entanto se bem se lembra eu fui a uma reunião do partido socialista onde foi dito, repito na minha presença, que o PSD de MIRANDA DO CORVO era contra o IC3.
Como todos sabem a dra. Fátima Ramos é lider do PSD local. Encabeçava a lista à autarquia. E era completamente a favor do ic3.
Mas digo-lhe mais caro anónimo, nem o PSD nacional era contra o ic3. No entanto essa ainda lhje dou de barato, porque o mal entendido foi grande.
Agora em relação a dra. Fátima Ramos tenho dito.

No entanto acho que podia ser interessante começarmos um debate sobre o que pode vir para o nosso concelho com esta nova estrada e sobre o que o nosso concelho deve fazer para a aproveitar..

Anónimo disse...

A Presidente falou numa zona Industrial, parece-me de grande importância....

Com esta estrada a passar devemos começar já a fazer projectos, estudos, etc...

Não sejam como o Cosme que não fez nem obra nem projecto...

Drª fazer a zona Industrial parece-me difícil, mas deixar o projecto feito e aprovado é possível e Miranda agradecer-lhe-à.